3 dicas da Lenovo para conseguir bons resultados em qualquer mercado

3 dicas da Lenovo para conseguir bons resultados em qualquer mercado

Atuando no mercado de tecnologia desde 1984, a Lenovo é um exemplo de empresa que evolui seu negócio com o passar dos anos. Com um portfolio que inclui notebooks, smartphones, tablets e diversas outras soluções tecnológicas para solucionar problemas de consumidores comuns e do mundo corporativo, a Lenovo se livrou das amarras de ser uma empresa B2C ou B2B, e trabalha em ambos os segmentos com o mesmo nível de dedicação e sucesso.

Mas como ela consegue ter bons resultados mesmo atuando em mercados tão distintos? No fim, o diferencial de empresas de sucesso como a Lenovo é sempre a inovação. E não falo necessariamente de usar as tecnologias mais recentes – como a gente vive dizendo aqui e no podcast, inovação está além de qualquer tecnologia: é o fazer diferente para abrir novos caminhos, sejam eles clientes ou mercados.  É para entender como a Lenovo se mantém sempre inovadora em suas estratégias de marketing – e, com isso, ser uma empresa de sucesso em todos os segmentos – que conversamos com Bárbara Toscano, diretora de marketing da Lenovo Brasil. E essas foram as 3 dicas que ela nos deu para que a sua empresa também tenha sucesso em qualquer mercado.

Clientes diferentes, estratégias diferentes

Quando se trabalha com públicos distintos, é importante saber como dirigir a sua mensagem para cada um deles. Então quando a Lenovo precisa falar com o cliente B2C, a estratégia é adotar uma comunicação “de massa”, capaz de atingir um grande público ao mesmo tempo – como outdoors de rua, propagandas na TV, etc. E claro, garantir que essa estratégia esteja presente não apenas no site próprio, mas também em todos os parceiros varejistas.

Agora, quando falamos de B2B, há uma necessidade de se entender com mais detalhes a jornada do seu consumidor, que é diferente para cada segmento da indústria. Neste caso a Lenovo tem trocado a comunicação massiva pela análise detalhada de cada perfil consumidor com o uso da IA, desenvolvendo assim estratégias de comunicação mais assertivas e que irão falar diretamente com as dores de cada um deles – e trazer possíveis soluções para elas.

Use exemplos concretos

Uma das maiores dificuldades em comunicar soluções de IA – tanto para o público geral quanto para clientes corporativos – é que muitas vezes os argumentos de venda parecem muito subjetivos, e é difícil alguém que não está por dentro deste mundo entender sobre o que está sendo falado.

Por isso, a Lenovo tem apostado em estratégias que falem menos da tecnologia em si e mais sobre os usos concretos dela. Um exemplo que eles tem utilizado bastante é mostrar um projeto desenvolvido em parceria com o CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) que utiliza a IA para criar um tradutor de libras, capaz de identificar gestos e traduzi-los em texto e áudio. Este tipo de abordagem permite sair do “mundo das infinitas possibilidades”, e mostrar para as pessoas que não estão tão imersas nas últimas novidades sobre tecnologia como elas podem ser aplicadas de forma concreta para a solução de problemas.

Analise sempre os resultados

Uma estratégia de marketing e comunicação não é nada se ela não estiver trazendo resultados. Por isso, é importante estar sempre mensurando se aquilo que você está fazendo está realmente contribuindo para o desenvolvimento do negócio, desde desenvolvimento da marca (KPIs de performance, lembrança e consideração de marca, reputação, basicamente tudo que tem sido feito para construir a relação da marca com os seus consumidores) até a venda (quantos leads, e qual a qualidade desses leads que sua estratégia está gerando).

Manter uma análise contínua dos resultados não apenas irá te ajudar a alcançar seus objetivos, mas também ajudará a perceber mais rápido quando uma estratégia pensada não está dando certo e mudar a rota antes que seja tarde demais.

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