3 dicas do SAS para posicionar sua marca como líder de mercado

3 dicas do SAS para posicionar sua marca como líder de mercado

Ok, você tem uma empresa inovadora e que faz uma real diferença no mercado. Mas só isso é suficiente? Claro que não! Porque pouco importa o que a sua empresa faz se você não é reconhecido por isso, e se destacar em um mercado tão concorrido quanto o de tecnologia e inovação pode ser um enorme desafio para muitas empresas. Afinal, posicionar uma marca não é apenas pagar anúncios nas redes sociais ou fazer uma propaganda na TV: é um trabalho de anos, e que exige uma estratégia de comunicação muito bem formada.

Por isso, conversamos com Kleber Wedemann, CMO do SAS, sobre quais as estratégias que a empresa utiliza para conseguir se manter há quase cinco décadas como uma das mais credenciadas do mundo quando o assunto é inovação.

Investir em P&D

Umas das maneiras mais efetivas de manter uma marca sempre em destaque no mercado é ter produtos e serviços inovadores para oferecer. Por isso, o CMO aponta que é extremamente importante estar sempre investindo na área de Pesquisa & Desenvolvimento. Esse é tradicionalmente um dos grandes diferenciais do SAS, que investe em P&D uma quantia muito superior à de seus concorrentes no setor e já trabalha com tecnologias de inteligência artificial, modelos de linguagem em grande escala (LLM) e aprendizado de máquina há muitos anos. E se você tem uma empresa como o SAS, onde a inovação é o núcleo de todo o seu negócio, fica muito mais fácil investir em branding e em marketing de conteúdo para convencer o mercado de que você deve ser considerada como uma das líderes do segmento.

Marca inovadora e empregadora

Não importa você estar na vanguarda do desenvolvimento se não estiver também na vanguarda dos movimentos da boa cultura trabalhista: afinal, no começo dos anos 2000 todo mundo do mercado de tecnologia queria trabalhar no Google não porque eles tinham as tecnologias mais inovadoras, mas porque tinham uma cultura diferenciada. O SAS entende isso, e se orgulha de estar sempre entre as melhores empresas do mundo para se trabalhar. E é essa preocupação de manter uma cultura positiva para os funcionários – e, claro, espalhar em todas as suas comunicações que eles possuem essa cultura – que permite  a empresa não apenas encontrar sempre grandes talentos do setor de tecnologia, mas também manter engajados os talentos que já possui. E, em uma área que sofre tanto com a falta de mão de obra altamente qualificada como é a de inovação tecnológica, criar um ambiente que respeita esses talentos e permite que eles cresçam lá dentro se torna um enorme diferencial na hora de manter a imagem da marca em destaque.

Pioneirismo como diferencial

Em um mercado tão saturado de empresas gritando aos quatro ventos que estão trabalhando com IA, o SAS aposta que o seu pioneirismo no setor é o grande diferencial na hora de se destacar de todo esse “barulho”. Afinal, a empresa já está há 48 anos no mercado trabalhando exclusivamente com soluções nesta área, e 91% das empresas TOP 100 da Forbes são clientes deles. Então, a dica do CMO para quem está encontrando dificuldades para se destacar no mar de mensagens que os seus clientes são bombardeados diariamente é esta: encontre o seu diferencial e foque toda a sua comunicação nele. Você é o primeiro a fazer algo, ou é o que faz este algo com uma melhor taxa de acerto, ou é quem faz isso de forma mais rápida? Ache o seu diferencial, e então você conseguirá achar também o caminho para deixar a sua marca em destaque.

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