AI For Good: o conceito que ajudou a Lenovo criar soluções únicas

AI For Good: o conceito que ajudou a Lenovo criar soluções únicas

Uma dúvida que muitos gestores têm hoje em dia é: como fazer com que o meu negócio se destaque em meio a tantos outros? Apostar na inovação hoje não é mais uma diferencial, mas uma necessidade: todo mundo está usando as novas tecnologias – notadamente as inteligências artificiais, ou IAs – na busca por uma maior produção com resultados mais assertivos (e quem ainda não está pelo menos pensando em fazer isso já ficou pra trás). Então, quais os caminhos possíveis para se diferenciar da sua concorrência?

Esta é uma pergunta que fizemos para Bárbara Toscano, diretora de marketing da Lenovo Brasil. E ainda que ela não seja um oráculo que vai dar a resposta definitiva para esta questão tão complexa, foi bastante honesta em explicar qual é o conceito que a Lenovo está utilizando para criar produtos com este diferencial de mercado: o “AI For Good”.

Algoritmos para uma vida melhor

“A gente aqui fala muito do AI For Good, que é uma inteligência artificial que vai proporcionar uma vida melhor pras pessoas,” explica Bárbara Toscano sobre o que é este conceito que a Lenovo tem trabalhado nos últimos anos. A ideia por trás dele seria tentar criar não apenas soluções de IA que irão não apenas melhorar a capacidade de produção de uma empresa ou qualquer outro objetivo puramente corporativo, mas que têm a capacidade de gerar mudanças positivas na sociedade. Por isso o nome de “AI For Good”, que pode ser traduzido para o português como “Inteligência Artificial para o Bem”.

E um desses projetos foi desenvolvido aqui dentro do Brasil: um tradutor simultâneo de Libras (Língua Brasileira de Sinais), desenvolvido em conjunto com o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar). Bárbara explica que este tradutor baseado em IA possui um algoritmo que consegue reconhecer os gestos da Língua Brasileira de Sinais e traduzir estes gestos em texto. Esta ferramenta pode não ser a solução que irá melhorar a capacidade da sua linha de produção, mas não há como negar que traz uma melhoria de vida real para muitas pessoas – e é justamente este o objetivo da Lenovo com o seu programa AI For Good.

“Eu acho que um dos grandes desafios da inteligência artificial é como é que a gente explica esses benefícios para uma população que está focada em um milhão de outras coisas,” afirma a diretora de marketing da Lenovo Brasil. E este é um desafio que o conceito de IA For Good também ajuda a superar: afinal, o benefício não é um número numa planilha, mas algo que claramente vai tornar a vida das pessoas mais fácil. A Lenovo acredita que este é o caminho que ela quer trilhar nesta nova revolução tecnológica: ser lembrada como a empresa que melhorou a vida das pessoas. E sabe de uma coisa? Esta é uma atitude MUITO inovadora no mundo corporativo de hoje.

Compartilhe:

Não perca nenhum conteúdo!

Inscreva-se na newsletter do Innovation Hub Show

Não perca nenhum conteúdo!

Inscreva-se na newsletter do Innovation Hub Show

Faça parte da maior comunidade de tecnologia e inovação do país!

Siga o Innovation Hub Show nas redes sociais e onde você escuta seus podcasts.