O que é e pra que raios serve o Copilot?

O que é e pra que raios serve o Copilot?

A Microsoft está lançando no mercado o Copilot, uma nova IA generativa da empresa que está conectada ao Edge, Office, Bing e praticamente qualquer outra aplicação do Windows, e que é vendida como “seu companheiro IA de todos os dias”. O problema: isso não quer dizer absolutamente nada. Mas não se preocupa: a gente aqui vai te explicar certinho pra que serve o Copilot e como usar ele na sua rotina (se você quiser usar).

Primeiro: o que exatamente É o Copilot?

De maneira bem resumida: o Copilot é uma interface de conversa que permite que você faça buscas específicas, crie documentos como resumos e e-mails, e até mesmo gere imagens a partir de descrições do que você quer que a imagem seja. 

A IA da Microsoft é baseada nas duas ferramentas mais famosas da OpenAI: o Chat GPT-4 e o DALL-E 3. A grande vantagem é que anteriormente só era ter possível a essas ferramentas de forma paga, e através do Copilot você se aproveita de tudo o que elas proporcionam de forma gratuita.

O que torna o Copilot diferente de outras IAs generativas?

  • Comandos de voz: ao invés de apenas digitar o texto, você pode interagir com o Copilot por comandos de voz, e ouvir as respostas dele também no formato de áudio;
  • Upload de imagem: sim, em alguns casos você pode subir imagens no Copilot, que pode usá-la como inspiração para criar uma nova ou procurar outros usos dela na internet.
  • Escolha de estilo: quer que o Copilot crie um e-mail mais formal ou um bem informal? É só escolher o estilo de texto e ele resolve.
  • Geração de imagem gratuita
  • Escolha do modelo de IA: o Copilot permite que você escolha entre os modelos GPT-3.5 (mais rápido) ou GPT-4 (mais preciso) para executar os seus pedidos.
  • Responsabilidade com seus dados: o Copilot adere à todos os padrões de responsabilidade no uso de IA criados pela Microsoft, e tem como objetivo mitigar e proteger as pessoas e organizações de quaisquer riscos envolvidos no uso da ferramenta. 
  • Gratuito: o Copilot é grátis para usar em quase todos os locais, e apenas as aplicações dentro do Office 365 só estão disponíveis na versão paga do produto. 

Como usar o Copilot

O modo principal para se acessar o Copilot é pelo próprio site da aplicação, e é ali que você poderá ter acesso à maioria das funcionalidades dele. Aqui nós vamos dar um pequeno passo a passo do que você consegue fazer pelo site, mas ATENÇÃO: por ser algo ainda bem novo, a Microsoft está mudando constantemente tanto o design quanto as aplicações que existem lá dentro, então se a hora que você for usar algo que a gente mostrar aqui não existir mais ou está com uma cara diferente, o motivo é que a Microsoft mudou e a gente não vai ficar atualizando o texto e as imagens toda vez que isso acontecer.

Assim que você entrar no site do Copilot, esta será a tela que você verá:

Ela pode ser dividida em quatro partes:

  • Superior esquerda: botões “Copilot” e “Notebook”, que permitem voltar para a página inicial ou entrar no prompt de conversas mais longas
  • Superior direita: Abas “Chats” e “Plugins”, que desenrolam uma lista de GPTs exclusivos ou de plugins. No momento de criação dessa matéria, o botão de plugins ainda não estava habilitado na versão brasileira do Copilot, mas de acordo com algumas reviews gringas ele permitiria a conexão com outras soluções de IA que não sejam a da Microsoft.
  • Centro: galeria de slides com sugestões de prompts prontos para que você possa receber resultados apenas ao clicar na imagem, com opções como “criar um logotipo”, escrever uma piada ou sugerir as melhores opções de lugares para um casamento;
  • Inferior: ali você encontrará os botões para definir o estilo de uma conversa e a barra de prompt principal, para que você possa conversar com o Copilot e tirar suas dúvidas.

Agora vamos ver melhor o que cada uma dessas áreas faz:

Prompt principal

É aqui nessa barra de texto que é o lugar que você provavelmente mais vai usar no Copilot, nele você pode inserir textos (com um máximo de 2000 caracteres) com perguntas para tirar suas dúvidas. Também é possível ver ali no canto superior direito um botão de microfone (que permite que você faça buscas por comando de voz) e, no canto inferior esquerdo, um botão para fazer o upload de imagens, que podem ser usadas como a base para uma nova criação via prompt.

Escolha de estilo

Logo abaixo dos slides com sugestões de prompt você pode escolher o estilo de conversa que você quer ter com o Copilot, com as opções “Mais Criativo” (para algo mais informal), “Mais Preciso” (algo mais técnico e formal) e “Mais balanceado” (um meio termo de ambos). Ali é só clicar no botão que combina melhor com o tipo de resultado que você procura.

Notebook

Caso você precise de ajuda com conteúdos mais específicos e extensos,é na aba Notebook que você deve entrar. Neste espaço você terá até 18 mil caracteres para descrever o seu prompt, e poderá continuar conversando com a IA para ir alinhando suas necessidades.

Chats

Nessa tabela, você poderá entrar em alguns Chats específicos dentro do Copilot, com funções especializadas em algum tipo de funcionalidade. Ao entrar no site você estará sempre dentro do chat Copilot (que é o principal de aplicação mais geral), mas essas são algumas das outras funcionalidades que você poderá escolher:

  • Designer: é a opção específica para a criação de imagens. Digite no prompt uma frase (por exemplo, “dois ursos brincando de pular amarelinha sendo observados por um coelho rabugento”) e o Copilot irá criar uma imagem baseada nessa frase. Ele também consegue fazer a engenharia reversa: é só fazer o upload de uma imagem e pedir para ele descrever o prompt que ele irá dizer qual frase você deve digitar para conseguir um resultado parecido. 

(Se você ficou curioso no tipo de resultado, essa foi a imagem que eu consegui inserindo o prompt do nosso exemplo):

  • Vacation Planner: é um chat especializado no planejamento de viagens, e a partir de um plano genérico (por exemplo, “quero tirar férias de 4 dias na Transilvânia e passar uma noite no castelo do Drácula”) o assistente irá te ajudar com tudo o que você precisa para transformar esta ideia em um plano, incluindo locais turísticos que você pode visitar, opções de hotéis que encaixem no seu orçamento, onde comprar as passagens aéreas e até mesmo uma média de quanto você irá gastar para fazer esta viagem.
  • Cooking Assistant: para quem está sem criatividade na cozinha o Cooking Assisting é uma ótima ajuda. Você pode descrever quais ingredientes possui, e ele irá sugerir algumas opções de receitas que você pode preparar com eles.
  • Fitness Trainer: esta é a opção pra quem quer ficar monstrão! O Fitness Trainer pode tirar todas as suas dúvidas sobre nutrição, saúde e bem-estar, como dar dicas para preparar dietas balanceadas, tirar dúvidas de treino ou mesmo indicar qual é o melhor esporte para praticar de acordo com os seus objetivos.

Onde mais encontrar o Copilot

Além do site, o Copilot também está presente em diversos outros aplicativos da Microsoft, e aqui são alguns dos lugares que você também poderá encontrar esta IA:

Barra de ferramentas do Windows 11: a grande vantagem do Copilot na barra de ferramentas é que ele permite alterar configurações do seu computador (como ligar/desligar o dark mode ou ajustar o volume) de forma direta por lá.

Busca do Bing: quando você acessa o Bing, agora dá pra escolher se quer fazer a busca tradicional ou conversar com o Copilot para que ele faça a pesquisa por você. Além do site próprio, este é o único lugar que você terá acesso a plugins.

Dentro do Edge: nas ferramentas do Edge agora você vai achar um botão para ter interações via texto com o Copilot ou inserir prompts para a criação de imagens.

Apps para Android e iOS: é só baixar os apps na loja do seu celular e usar o Copilot onde estiver.

Microsoft 365: a única versão paga do programa, o diferencial é que, com uma assinatura Business, o Copilot pode usar os próprios arquivos da empresa como base na hora de gerar as respostas.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o Copilot, conta aí pra gente se acha que ele vai mesmo virar o seu companheiro IA do dia-a-dia!

Com informações de PC Mag

Compartilhe:

Não perca nenhum conteúdo!

Inscreva-se na newsletter do Innovation Hub Show

Não perca nenhum conteúdo!

Inscreva-se na newsletter do Innovation Hub Show

Faça parte da maior comunidade de tecnologia e inovação do país!

Siga o Innovation Hub Show nas redes sociais e onde você escuta seus podcasts.