Quantum Computing: head de marketing da IBM ensina a como se preparar para esta nova onda

Quantum Computing: head de marketing da IBM ensina a como se preparar para esta nova onda

Muito tem se falado sobre Inteligência Artificial nos últimos anos – a gente mesmo aqui no Innovation Hub fala bastante – mas esta não é a única tecnologia que precisaremos ficar atentos nos próximos anos. E quem alerta sobre isso é Mariana Lemos, Head de Marketing e Comms da IBM Brasil: “A gente já tem que estar preparado para falar sobre as próximas ondas, e é aí que entra Quantum.”

Ela está falando, claro, de Quantum Computing – ou Computação Quântica, em Português. Essa tecnologia, que até alguns anos atrás parecia muito coisa de ficção científica, deverá ser a próxima a aterrissar fazendo barulho no mercado, e a IBM já tem um compromisso de disponibilizar a Quantum Computing para uso comercial a partir de 2025.

Pronta para a nova era Quantum

Lemos afirma que, apesar da IBM ainda ter como um de seus principais produtos a IA para negócios – um conceito que vai além das IA generativas e que já possui 40 mil casos, em 20 indústrias diferentes, trabalhando esse conceito – ela sabe que a “Era Quantum” será a próxima onda de inovação. Por isso, é preciso desde já preparar o mercado para essa onda.

Por isso a IBM já possui hoje o que ela chama de Quantum Network – um conjunto de mais de 250 empresas espalhadas pelo mundo, todas testando produtos feitos com Quantum Computing e trocando informações sobre as possíveis formas de se usar Quantum no futuro.

E essa não é uma preocupação da IBM apenas nos mercados mais “de primeiro mundo”, que costumam ser mais tecnologicamente avançados: mantendo uma tradição histórica de ter o Brasil como parte importante dos serviços de inovação, existem empresas brasileiras que já fazem parte dessa Quantum Network. Uma dessas empresas é o Bradesco, que já está utilizando a Quantum Computing para pensar novas soluções de segurança.

Como preparar o mercado

A nova era de computação quântica irá inaugurar um novo conceito de o que é computador. Afinal, a Quantum Computing utiliza toda uma nova forma de processar informações que é muito mais rápida do que os chips tradicionais mais avançados, e isso criará possibilidades infinitas sobre o que será possível fazer. Por isso, será necessário preparar esse mercado para os desafios da Quantum – principalmente nas áreas mais sensíveis, como a segurança da informação.

Para isso, será necessário que os profissionais de marketing e informação aprendam rapidamente sobre essa nova tecnologia e o que a Quantum Computing poderá oferecer para as empresas, pois são essas as pessoas que deverão fazer o letramento do mercado e prepará-lo para esta nova era, que promete chegar num momento em que muita gente ainda está tentando entender o que é IA.

Já está se sentindo sobrecarregado? Quem sabe, sabe: essa é a vida de quem trabalha com comunicação na área de inovação e tecnologia, onde você tem que estar o tempo todo atento às novidades e não pode parar de aprender nunca. Mas não esquenta: a IA pode te ajudar a liberar um tempo do seu dia para estudar sobre computação quântica. É só seguir essas 3 dicas da Mariana sobre como revolucionar seu marketing com a IA e ser feliz!

Compartilhe:

Não perca nenhum conteúdo!

Inscreva-se na newsletter do Innovation Hub Show

Não perca nenhum conteúdo!

Inscreva-se na newsletter do Innovation Hub Show

Faça parte da maior comunidade de tecnologia e inovação do país!

Siga o Innovation Hub Show nas redes sociais e onde você escuta seus podcasts.