“Somos uma grande startup”: Márcio Aguiar explica o sucesso da NVIDIA

O que explica uma empresa praticamente dobrar seu valor em menos de um ano? Nos últimos meses, a NVIDIA se tornou a queridinha dos investidores por sair de US$1 para US$2 trilhões no valor de mercado, tornando-se a 3ª maior empresa do mundo e que está numa trajetória de crescimento que não dá indícios de que irá parar tão cedo.

Para entender como a NVIDIA conseguiu esta façanha conversamos com Márcio Aguiar, Diretor da NVIDIA para a América Latina, que revelou qual foi o trabalho de bastidores que permitiu que a empresa praticamente dominasse todo o mercado de infraestrutura computacional na corrida pela criação da IA definitiva.

Sucesso atual

Márcio afirma que o momento atual da NVIDIA é um reflexo de um trabalho que começou há 15 anos atrás. Enquanto muitas empresas estão correndo para modificar os seus processos e estratégias frente à revolução das IA, na NVIDIA tudo continua como sempre foi: com foco no desenvolvimento de soluções para o público gamer e para os desenvolvedores de software – que hoje são os cientistas de dados que trabalham com aplicações em IA. 

A NVIDIA sempre teve como grande objetivo o desenvolvimento contínuo de processadores de alto desempenho e softwares que utilizem o máximo da capacidade desses processadores, e eles mantém há 15 anos o mesmo compromisso de continuar inovando e trazendo novos conceitos computacionais para o mercado.

Mas como ela conseguiu abocanhar cerca de 70% de todo o mercado de chips e GPUs para o treinamento de IAs? Para Márcio, um dos motivos que tornou a NVIDIA tão eficiente nisso é, além da filosofia de constante inovação, o trabalho constante na educação de seus clientes. Mais do que uma fabricante, eles se posicionam no mercado como consultores de tecnologia, que estão ali para ajudar clientes a melhorar os processos de suas empresas. Ao invés de apenas oferecer o que há de mais avançado (e mais caro) em seu catálogo de produtos, a NVIDIA busca entender quais são as necessidades do cliente e oferecer para ele apenas aquilo que ele precisa.

Para que este tipo de trabalho seja possível, a NVIDIA possui uma rede de parceiros que envolvem provedores de computação em nuvem, integradores de hardware (OEM) e empresas de consultoria de mercado. Esses parceiros a ajudam a trabalhar uma jornada do cliente personalizada para cada empresa que os procura, oferecendo uma transição para aplicações com IA que leva em conta o caixa de cada empresa, permitindo que mesmo as menores startups possam utilizar a IA para tornar seus processos mais dinâmicos e ir aumentando gradualmente o investimento na área conforme for colhendo resultados.

Isto é possível por conta de uma preocupação que a empresa possui com a democratização de suas tecnologias: Márcio afirma que a NVIDIA é a única empresa do mundo que trabalha com equipamentos para IA que possui toda sua linha de produtos, de ponta a ponta, compatível com todos os servidores em nuvem existentes.

Filosofia que vem do topo

Assim como em toda empresa de sucesso, o exemplo vem do topo – e na NVIDIA não seria diferente. Márcio é só elogios para Jensen Huang, o CEO e fundador da empresa. Ele afirma que Huang é muito acessível para qualquer um da companhia, independente do cargo e nível hierárquico, e está sempre disposto a aceitar novas ideias de qualquer pessoa que as sugira.

Márcio também acredita que uma boa parte do sucesso da NVIDIA se deve à filosofia de trabalho de Huang, que não só passa toda a confiança e comprometimento necessário para que os times possam fazer a diferença, mas que também é um cara muito “pé no chão”, que lembra a todos que eles só estão no patamar de hoje por conseguirem satisfazer seus clientes, e que precisam a todo momento garantir que essa satisfação não irá chegar ao fim.

Outra noção bem interessante da filosofia de Huang, que é comentada por Márcio, é o fato dele não considerar a NVIDIA uma “gigante da tecnologia”, mas continuar tratando a empresa como uma grande startup. Esse tipo de comparação é um reflexo do modo de atuar que se difere de outras gigantes do ramo, já que a NVIDIA se preocupa em manter uma hierarquia mais “horizontal” do que as empresas que dividem com ela o título de algumas das maiores do mundo, e acredita que essa colaboração mais igualitária é algo necessário para manter um pensamento ágil na busca por soluções e inovações que a manterão no topo do mercado.

Se você quiser saber um pouco mais sobre como funciona a cabeça de Huang, nós temos um compilado bem legal sobre uma ótima entrevista que ele deu pra Wired. 

Demanda de chips

Perguntado sobre como está a demanda atual pelas soluções de hardware da NVIDIA, Márcio afirma que até o momento eles estão conseguindo atender completamente a demanda e não há planos concretos para uma expansão da fabricação. Mas ele também lembra que a empresa, hoje, tem um faturamento de US$60 bilhões num mercado estimado em US$1 trilhão, então espaço para crescimento é o que não falta.

Também aproveitamos para perguntar para ele se a empresa não tinha a intenção de montar uma fábrica de GPUs aqui no Brasil, e a resposta infelizmente foi negativa. Para o diretor da NVIDIA, não há mercado local que justifique o tamanho do investimento necessário para se montar uma fábrica dessas no Brasil ou em qualquer outro país da América Latina. Quando perguntado sobre a opção de exportação, ele nos lembrou de que a NVIDIA possui uma longa parceria com a TSMC em Taiwan (um das maiores fabricantes de chips de computadores do mundo), onde já possuem toda uma infraestrutura logística para enviar esses componentes de forma muito ágil para qualquer lugar do mundo. Então, se em algum momento houver uma necessidade de aumentar a produção, faz muito mais sentido investir lá do que montar uma fábrica do zero por aqui.

Rumo à GTC 2024

E caso você queira saber mais sobre tudo o que a NVIDIA está trazendo de novo para o mercado de IA, dia 18 de março teremos a GTC, a maior conferência do mundo para desenvolvedores de soluções em inteligência artificial. Todo o conteúdo digital do evento – palestras, keynotes e debates com algumas das principais mentes do desenvolvimento de IA no mundo – pode ser acessado gratuitamente, e tudo o que você precisa fazer é se inscrever no site do evento.

A entrevista completa com Márcio Aguiar será publicada nos próximos dias, então fique atento aqui ao site e nas redes sociais do Innovation Hub para não perder nada!


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