mercado de trabalho
-
3 dicas do SAS para posicionar sua marca como líder de mercado
Ok, você tem uma empresa inovadora e que faz uma real diferença no mercado. Mas só isso é suficiente? Claro que não! Porque pouco importa o que a sua empresa faz se você não é reconhecido por isso, e se destacar em um mercado tão concorrido quanto o de tecnologia e inovação pode ser um…
-
Além do presente: conversas sobre futuros possíveis
O tempo todo falamos que as novas tecnologias como IA, Big Data, cloud computting, biotecnologias e tudo o mais irão mudar o nosso futuro. Mas, o que isso quer dizer? Será que o futuro é algo mesmo assim tão certo que pode ser mudado, ou é algo maleável e que só conheceremos quando finalmente o…
-
Lifelong Learning
Durante a SXSW deste ano, muito se falou sobre o conceito de lifelong learning, e sobre como as pessoas que conseguirem internalizar isto serão os profissionais mais importantes do futuro. Mas o que exatamente quer dizer estar em aprendizado constante? Este é o tema principal do papo que nossos hosts Igor Lopes e Luiz Augusto D’Urso tiveram com…
-
Por que desacelerar no trabalho é se preparar para o futuro
Eu tenho certeza que, nos 5 segundos que levou pra você clicar no link que te trouxe até essa matéria e chegar neste ponto da frase, o seu celular já piscou, vibrou ou fez um barulhinho de uma nova notificação recebida – talvez até mais de uma vez. A necessidade de estar 24h por dia…
-
A nova cultura corporativa é estar aberto a mudanças
“Todo lugar tem uma cultura.” Esta frase da Jackie De Botton (cofundadora e diretora criativa da The School of Life Brazil), dita no episódio 8 do podcast Innovation Hub Show, apresenta uma verdade que muitas vezes escolhemos ignorar: cultura não é um monólito, mas algo que se molda a cada ambiente. Nossa casa tem uma…
-
No mundo pós IA, o diferencial de mercado estará no ser humano
Se você perguntar para qualquer pessoa que faz parte do mercado de trabalho hoje, a IA é o “bicho papão” que impede muita gente de dormir. Mais de 75% dos brasileiros acreditam que a IA vai afetar diretamente os postos de trabalho da área em que atuam. E não falamos em afetar apenas da forma…
-
É possível ficar confortável no caos?
Como se ajustar a um mundo que não para de mudar? Não importa qual a sua profissão ou a área de atuação da sua empresa: tenho certeza que a sua vida em 2024 pode ser resumida pela palavra “caos”. Mas o que fazer quando o caos é a única constante que existe nas nossas vidas?…
-
Jornalismo de influência: o futuro do jornalismo está nas marcas
Jinfluencer. Pode parecer nome de pasta de amendoim, mas essa é a palavra que está definindo uma das mudanças mais importantes no jornalismo digital atual: o desafio de ser, ao mesmo tempo, jornalista e influencer. Com cerca de 20% dos jovens entre 18 e 24 tendo o TikTok como principal fonte de informação, cada vez…
-
Se a IA matar o jornalismo, ele vai reviver em 3 dias
“A IA vai roubar o seu emprego!” Este é o tipo de frase que eu já cansei de ouvir nos últimos anos. Desde que a OpenAI tornou o ChatGPT uma ferramenta pública, a ideia de que uma pessoa humana, de carne e osso, pode ganhar dinheiro para escrever textos passou a ser um completo absurdo…
-
Como as redes sociais já moldaram – e estão moldando – os jornalistas do futuro
Qualquer um que trabalha na área de comunicação ou entretenimento sabe que vivemos hoje uma “guerra pela atenção”, onde todos estão interessados em pegar um pouquinho do seu tempo. Os grandes estúdios de cinema não competem apenas com outros estúdios, mas também com as empresas de streaming, produtoras de shows, videogames, eventos esportivos e tudo…
-
Inovação em grandes empresas: como reinventar uma corporação que já tem raízes e legado?
Quando pensamos em inovação, invariavelmente o primeiro exemplo que vem à cabeça é de uma startup. Apesar disso, a gente sabe que elas não são o berço único da inovação empresarial: até mesmo empresas centenárias precisam estar inovando continuamente para se manter no topo do mercado. Mas o que exatamente significa “inovação” para uma marca…